2 Modelos de Marketing

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje vou falar de dois tipos de marketing: o de branding e o de resposta direta (que é meu favorito 🙂 ).

O marketing de Branding é aquele que você expõe sua marca como em outdoors, atingindo seu público em massa. Grandes empresas são as maiores utilizadoras desse método porque além de trazer resultados ele também tem um alto custo de investimento.

Resultado de imagem para coca cola outdoor

Você pode ter como exemplo a Coca-cola com seus outdoors gigantes em diversos pontos da cidade fazendo com que seja impossível não se lembrar dela.

O marketing de Branding tem alguns pontos fracos. O primeiro é seu custo alto, sua falta de segmentação e principalmente não há como medir de forma precisa seus resultados.

Vamos supor que você compra 2 outdoors com imagens diferentes, um em cada ponto da cidade, como você irá saber qual trouxe mais clientes? Fica complicado não é?

Para a alegria daqueles que não possuem orçamentos altos para investir existe o marketing de resposta direta.

Esse modelo de marketing depende de uma resposta do cliente, com isso você pode medir o que funciona melhor e assim investir mais no que dá certo.

Vamos usar um exemplo, dois anúncios no Facebook do seu produto ou pedindo a inscrição em sua landing page com ebook?

Você pode medir como cada anúncio se comportou como qual obteve mais conversões ou compras e investir mais nele.

Pode ser cupons também, você promove cupons diferentes com códigos diferentes e ver qual é mais atrativo.

No meio online funciona assim, você tem métricas mais claras sobre conversões e acessos, e ainda pode usar o Remarketing 😎.

Uma das vantagens é que você pode medir quanto gastou e quanto retornou sobre esse investimento em marketing. Podendo investir mais nos anúncios que deram mais retorno.

Outra vantagem é que você pode começar pequeno e ir escalando e como efeito colateral quando seu marketing de resposta direta for grande ele funcionará como branding – imagina só que legal, você investe, recebe e com isso cria sua marca na cabeça das pessoas.

Agora é só escolher o modelo que você vai usar.

Comenta aí o que achou.

Grande abraço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário ou Dúvida

Sobre Filipe Navas

Formado em Tecnologia em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de
São Paulo, Filipe Navas é um amante de tecnologia e de viagens. Trabalha com Informática e Internet desde 2009 quando fez seu primeiro curso na área. Morou em Vancouver, Canadá, por 1 ano e meio, e já esteve em mais de 6 países. Sonha em conhecer o mundo e a ajudar mais pessoas a terem
sucesso nos seu negócios com as mídias digitais através de sua paixão por
tecnologia e empreendedorismo.