6 de março de 2017 / by Filipe Rodrigues">Filipe Rodrigues / Facebook Marketing / No Comments

Funil de Vendas no Facebook

Afinal, o que é um funil? Na verdade utilizamos o termo “funil” pela representação do objeto físico que nos remete ao processo de afunilamento de alguma ação – no nosso caso hoje, da atração à compra de um cliente. Hoje vamos falar, mais especificamente, de estratégias para construir seu funil no Facebook.

 

Então, com dito acima, funil é um processo. Sua empresa com certeza tem algum processo e por isso digo que ela já tem algum tipo de funil em ação. Pense comigo, nem todos os potenciais clientes em que você entra em contato no final tornam-se seus clientes, não é verdade? Isso é verdade esteja você vendendo algo localmente ou online. Nem todo mundo que entra em uma loja de roupas compra algo, como por exemplo nem todos os visitantes de um site acabam comprando uma geladeira no final de visita. Por isso, temos que colocar em ação alguma estratégia para maximizar os pontos de contato e criar esse “afunilamento” dos visitantes à potenciais clientes e finalmente à clientes.

 

Processo de Funil

Processo de Funil

 

Tudo bem, agora sabemos que deve haver um processo na conquista de visitantes, e que precisamos nos relacionar com eles a fim de torná-los clientes. Agora, vamos adicionar a isso a ideia central do processo que uma empresa deve ter em mente: Atrair, Manter e Crescer. Essa é uma estratégia de desenvolvimento do cliente que eu primeiro vi com um dos maiores nomes em desenvolvimento de negócios e startups, Steve Blank.  Em Inglês, o termo é Get, Keep and Grow.

 

Esse modelo nos oferece uma visão mais holística, ou seja, mais geral do processo de desenvolvimento do cliente, do começo ao fim da sua jornada. O que vimos antes foi somente a primeira parte, o Atrair. E é isso que vamos ver como fazer no Facebook. Como atrair visitantes e torná-los nossos clientes.

 

As outras duas partes, Manter e Crescer, são processos de negócio que você deve ter em mente e implantar para realmente criar valor e escalar seu negócio. Tenha em mente que é mais caro atrair um novo cliente do que manter um já existente. Vejamos as 3 fases:

 

  • Atrair: consiste em atrair visitantes, criar um relacionamento e torná-los clientes pela primeira vez
  • Manter: consiste em criar valor para manter nossos clientes. Exemplos: programas de fidelidade de companhias aéreas, programas de pontos do cartão de crédito, melhorias no produto (upgrades) e serviço de atendimento de qualidade
  • Crescer: consiste em estratégias para aumentar o valor do tempo de vida do cliente (Customer  Lifetime Value) com cross-selling, up-selling, e indicações (vender mais produtos por mais tempo e ainda ter indicações para outros prospectos)
Funil Atrair, Manter e Crescer

Funil Atrair, Manter e Crescer

 

Vamos agora ver como construir o funil da primeira parte, Atrair, no Facebook. Nossa estratégia será a seguinte:

  • Atenção: atingir um público frio com o objetivo de torná-lo atento a nossa marca/negócio
  • Interesse: despertar o desejo nas pessoas a fim de elas tomarem alguma ação, como baixar nosso ebook, se registrarem na newsletter, se inscreverem para um webinário
  • Ativação: oferecer ao público interessado nosso produto a fim de torná-los clientes

 

Lembre-se porque estamos fazendo isso: nem todo mundo quer e vai comprar de você agora. O maior erro dos anunciantes no Facebook é anunciar diretamente o seu produto para as pessoas. O Facebook é uma rede de descoberta, não de procura. As pessoas não estão lá para comprar. Por isso uma estratégia de funil é essencial para o seu sucesso.

 

Como construir seu funil no Facebook

Se você ainda não tem NENHUM público, você terá que anunciar para um público frio. Você pode criar públicos baseado em interesses no Audience Insigths ou criar um Público Semelhante.

Após criar um Público Salvo baseado em Interesses ou um Público Semelhante, vamos começar nosso funil.

 

  • Atenção: divulgue seus posts, vídeos e conteúdos de descoberta para gerar tráfego para seu site ou página no Facebook (conteúdos que geram valor e não pede nada em troca). Você também pode ter uma campanha de curtidas na página sempre rodando a fim de adquirir mais fãs.
    • Objetivo: Gerar tráfego e reconhecimento de marca
    • Formatos: Vídeos, Carrosel, Imagem com link, Canvas
    • Segmentar para (mostrar anúncios para os públicos):
      • Públicos Salvos ou/e Públicos Semelhantes
    • Públicos (crie os seguintes públicos dessa campanha):
      • Público Personalizado de visitantes do site
      • Público Personalizado de pessoas que assistiram seus vídeos
      • Público Personalizado de envolvimento de pessoas que interagiram com a página
      • Público Salvo de pessoas que curtiram a sua página

 

  • Interesse: ofereça algo em troca pelo contato das pessoas que demonstraram interesse nos seus conteúdos (ebook, webinário, newsletter, desconto)
    • Objetivo: gerar lista de potenciais clientes (consideração)
    • Formatos: Imagem com link, Leads Ads
    • Segmentar para:
      • Públicos Salvos e Públicos Personalizados da etapa anterior (Atenção)
    • Públicos:
      • Público Personalizado do site de quem visitou a página de Obrigado (após um download, por exemplo)
      • Público Personalizado de arquivo de clientes (email, telefone, nome)

 

  • Ativação: ofereça o seu produto/serviço para o público que demonstrou interesse na etapa anterior
    • Objetivo: gerar vendas/clientes
    • Formatos: Imagem com link, Vídeo
    • Segmentar para:
      • Públicos Personalizados da etapa anterior (Interesse)
    • Públicos:
      • Público Personalizado do site de quem visitou a página de Obrigado (após a compra)
      • Público Personalizado de arquivo de clientes (email, telefone, nome)
      • PS: esses públicos agora são de clientes, e agora você pode trabalhar com eles nas outras etapas “Manter” e “Crescer”

 

Em resumo: você mostra sua marca para as pessoas te conhecerem, torna-as fãs e coleta seus emails, e por fim oferece seu produto.

Funil no Facebook

Funil no Facebook

 

Com essa estratégia você vai economizar muito mais do seu investimento em dinheiro, tempo e expectativa com o Facebook. Isso porque o Facebook oferece os Objetivos de Campanhas exatos para cada etapa do funil. Nem todo mundo que conhece a sua marca está pronto para comprar agora. Por isso, você vai aquecendo os públicos até eles estarem prontos para receber a sua oferta. Esse é o conceito de Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) – você atrai potenciais clientes voluntariamente criando um relacionamento antes de fazer uma oferta.

 

Agora, eu quero saber de você. Como está sendo sua estratégia de funil no Facebook e como você pode melhora-lá?

 

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