26 de fevereiro de 2017 / by Filipe Rodrigues">Filipe Rodrigues / Facebook Marketing / No Comments

O Guia Definitivo para Conversões no Facebook

Conversões, Conversões e Conversões

Conversão: uma ação de valor para o seu negócio. Usada da forma correta, a otimização para conversões pode trazer grandes resultados para seu negócio, mas chegar nesse ponto pode ser um desafio à parte. Por isso, no post de hoje vamos cobrir pontos cruciais que vão fazer a diferença no sucesso das suas conversões.

Então vamos lá!

Lembrando que, para otimizar seus anúncios para conversão você precisa ter o Pixel do Facebook instalado no seu website.

 

  • Objetivo de Campanha

Ao criar sua campanha, não se esqueça de escolher o objetivo de campanha  Conversões.

Objetivos de Campanha no Facebook

Objetivos de Campanha no Facebook

 

 

  • Conversão e Otimização no Conjunto de Anúncios

Ao criar sua campanha, você irá então criar o seu Conjunto de Anúncios. Lembre-se de escolher a conversão que deseja otimizar logo no início do Conjunto de Anúncios, como Compra, Lead, Registro, ou alguma outra conversão padrão ou personalizada.

Além disso, na “Otimização para veiculação de anúncio” selecione Conversões, assim o Facebook irá otimizar para conversões.

Otimização para veiculação do anúncio - Conversões

Otimização para veiculação do anúncio – Conversões

Em alguns momentos, como quando seu conjunto de anúncios ainda não tem muitas conversões ou está demorando para obtê-las, você pode mudar a otimização para Cliques no Link, e a partir disso analisar as conversões que estão ocorrendo no relatório ou personalizando as colunas no Gerenciador de Anúncios. Assim, você poderá escolher uma conversão que ocorra com maior frequência até chegar na que você deseja. Mas lembre-se, o Facebook vai otimizar para cliques no link, o que não necessariamente garantirá conversões. O ideal será mesmo quando seu conjunto de anúncios atingir as 15 ou mais conversões.

 

  • Dados – A importância do Pixel do Facebook

Como disse no começo, é pré-requisito ter o Pixel do Facebook instalado no seu website para trabalharmos com conversões. Isso se deve porque o Facebook precisa de dados para otimizar o seu anúncio. E quais são esses dados? Conversões. Isso mesmo, o Facebook precisa de, no mínimo, entre 15 e 25 das conversões para a qual seu conjunto de anúncios está otimizado para ter sucesso. Lembrando que, 15 a 25 é o mínimo. O ideal de 50 ou mais. Isso é um ponto vital no esquema de conversões no Facebook.

Agora, se seu conjunto de anúncios ainda não tem esse número de conversões você pode otimizar para outra conversão que acontece com maior frequência, como Adicionar ao Carrinho ou outra.

Você pode ainda, caso esteja anunciando para um público super quente em que você confia na qualidade otimizar para impressões ou alcance único diário. Caso seu público seja muito amplo, você pode no início otimizar para Cliques no link.

Por quê? 

O Facebook precisa de dados (conversões) para assim descobrir quem dentro do seu público está mais propenso a gerar aquela conversão. Com isso, a veiculação dos seus anúncios vai melhorando e suas conversões também. Lembre-se, esses dados iniciais são fundamentais para o Facebook, por isso deixe seu conjunto de anúncios rodar por pelo menos alguns dias ou uma semana.

Outro ponto importante: Janela de Conversão. Quando você seleciona a opção de veiculação do anúncio você pode escolher o período da janela de conversão, ou seja, qual período após alguém clicar ou visualizar o anúncio e tomar uma ação será considerado.

Janela de Conversõesdo Facebook

Janela de Conversão do Facebook

Se você escolher 1 dia, lembre-se de que seu conjunto de anúncios precisará ter uma amostra de conversões mínima dentro desse período – ou seja, ter de 15 a 25 conversões por dia para então conseguir ser otimizado pelo Facebook. Se a frequência de conversões diárias for menor que isso, selecione uma janela de 7 dias (ou até de 28 dias, caso sua estratégia seja de longo prazo).

 

  • Lance

O lance de uma conversão deve ser compreendido dentro do período da janela de conversão escolhido. Sendo assim, escolha o valor do lance que você daria dentro da janela baseado no quanto vale para você aquela conversão. Agora, se você não sabe quanto deve ser o seu lance no momento ou prefere não estabelecer um lance manual, comece com um lance automático. Eu geralmente sempre uso o lance automático.

 

  • Direcionamento (ou segmentação)

O Facebook sugere que, se você for separar públicos em diferentes conjuntos de anúncios, faça-o somente se for usar lances diferentes para cada. Caso contrário, deixe todos os públicos juntos em um conjunto de anúncios com orçamento maior.

Essa sugestão realmente bateu de frente com o que eu antes estava fazendo. Eu sempre dividi os públicos. Agora o próprio Facebook diz para deixar junto, tudo em um só. Mas isso faz sentido. Isso porque a otimização ocorre por conjunto de anúncios, e não por campanha. Então você quer ter o máximo de conversões no conjunto de anúncios para que comece a ser otimizado. Vejamos um exemplo.

  • Se você tiver um orçamento de R$ 100 e dividi-lo em 10 conjuntos de anúncios de R$ 10, você terá pequenas (ou nenhuma) chance de criar dados suficientes para a otimização. Digamos que você tenha 5 conversões por conjunto de anúncios. Você terá então 50 conversões no total, mas nenhum conjunto com dados relevantes para o Facebook (lembre-se do mínimo de 15 a 25 conversões por conjunto de anúncios).
  • Agora, digamos que você coloque todos o orçamento de R$ 100 em um ÚNICO conjunto de anúncios, e assim obtenha 50 conversões. A partir da 15ª conversão seu conjunto de anúncios já tinha dados de aprendizagem suficientes para otimizar o anúncio para a conversão escolhida, e assim poderia (e com certeza a partir disso iria) trazer melhores resultados.

Em suma, deixa seu conjunto de anúncios performar a fim de coletar os dados de aprendizagem para que ele possa otimizar suas conversões confiando no algoritmo do Facebook.

Se você quiser testar públicos, lembre-se de que você precisará gastar uma quantia considerável de dinheiro. Então, esteja disposto a realizar o teste por pelo menos 1 a 2 semanas. E lembre-se, após o teste tome uma ação. Testar por testar não faz sentido.

 

  • Conclusão

O Facebook precisa dos dados de aprendizagem para poder otimizar seus anúncios. Uma dica que posso te dar é, tenha paciência. Escolha a janela de conversão de 7 dias e deixe seu anúncio rodar por pelo menos uma semana sem fazer ajustes. Assim o Facebook conseguirá atingir as 15 ou mais conversões necessárias, e na próxima semana seu anúncio converterá muito melhor. Lembrando que, essa dica é para você que está começando e tem uma pequeno orçamento, e consequentemente terá um pequeno número de conversões no início. Se você puder investir mais, você poderá conseguir essas conversões de aprendizagem mais rapidamente.

O importante é investir e ir aprendendo. Conforme você coleta dados no seu Pixel, melhor ele ficará. E conforme você investe no Facebook, um melhor anunciante você será.

Assista abaixo a LIVE que fiz onde mostro na prática como utilizar o Audience Insights.

 

 

Agora é a sua vez! Deixe seu comentário abaixo.

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