Por Que Anunciar no Facebook?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

No começo eu também pensei nisso, por que anunciar no Facebook? Só depois que eu realmente comecei com meus primeiros anúncios na plataforma eu entendi o porque. E nesse post quero compartilhar algumas lições que aprendi desde que comecei no Facebook.

Primeiro, será que anunciar no Facebook é o ideal para você? Hoje em dia com tantas redes sociais e de conteúdo fica até difícil saber por qual começar. Alguns pontos que tomei em conta para anunciar no Facebook foram os seguintes:

  • Eu uso a ferramenta como um usuário comum – Sim
  • Eu já cliquei em algum anúncio que fizesse sentido para mim – Sim
  • Meu público alvo se encontra nesta rede social – Sim
  • Quão fácil tecnicamente e “burocrático” é para anunciar nesta rede – Relativamente fácil (intuitivo) e precisa apenas de um cartão de crédito

Anunciar no Facebook

Às vezes queremos entrar em mares desconhecidos, e claro, isso é sempre bom, sair da zona de conforto. Mas quando a situação envolve investir eu acredito que saber como algo funciona como um usuário comum é o ponto inicial. A grande maioria de nós utiliza o Facebook como usuário e por isso se torna mais fácil utilizá-lo como uma plataforma de divulgação. Você sabe o que esperar dos anúncios e dos anunciantes. Outro exemplo, todos nós utilizamos o Google, e por isso tendemos ter mais facilidade a entender como montar um anúncio no Google AdWords por instância.

Dito isso, o Facebook é uma rede social gigante. No Brasil somos mais de 111 milhões de pessoas na rede. Por isso, com certeza muitas pessoas de seu público estão lá. Mas digamos que você queira anunciar para quem está procurando um emprego. Seria mais “certeiro” anunciar no Linkedin a princípio, já que essa é uma rede social voltada a profissionais. Mais uma vez, é um outro “peso” a ser medido na sua escolha.

Por fim, quão fácil é de se tornar um anunciante nesta plataforma? O Facebook nesse quesito realmente surpreende. A plataforma de anúncios é bonita, fácil de usar e intuitiva. Sim, há dezenas se não centenas de opções ali e aqui que demandam tempo para aperfeiçoar, mas mesmo assim acho uma “baita” ferramenta para anunciantes com uma interface agradável. E sim, qualquer um pode anunciar desde que tenha uma Página e um cartão de crédito (e até boleto mais recentemente).

Quanto mais você mexe mais você aprende. Essa é uma lição em quase qualquer área, e no Facebook não é diferente. É importante testar diversas hipóteses, como públicos, anúncios, e objetivos de campanha. Por isso, se você se enquadra dentro das peguntas iniciais eu aconselho você a começar a utilizar os anúncios.

Outros pontos a destacar quando estamos falando de Facebook:

  • Públicos
    • No Facebook você tem a opção de criar Públicos Básicos (idade, gênero, local, interesses), Públicos Personalizados (contatos do site ou visitantes do site) e Públicos Semelhantes (públicos criados a partir de Públicos Personalizados).
  • Baixo Investimento
    • Você pode começar investindo cinco reais por dia se quiser, ou até menos. Isso permite muito teste e iteração até que você chegue ao ponto certo e adquira experiência.
  • Crescimento
    • Claro, se somos anunciantes queremos as pessoas no Facebook. E o crescimento da rede não pára, além do engajamento dos fãs. Isso cria um ambiente mais sólido para quem quer estar presente na vida dessas pessoas. E esse ponto ressoa com o próximo:
  • Inovação Constante
    • Como um aficionado por tecnologia sei que o Facebook é uma empresa muito maior do que a própria rede social. Mas não é por isso que novidades na própria rede social são deixadas para trás, muito pelo contrário, isso está no cerne da empresa. Por isso inovações como o Live Audio e Facebook Live, melhorias nos públicos, e o crescimento do Messenger e do WhatsApp. Mas além disso, o Facebook trabalha com projetos em Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual demonstrando o interesse de ser uma empresa que vai continuar no mapa por muito tempo. E isso vai trazer diversas oportunidades para quem estiver atento e já conhecer algo de dentro da plataforma.

Certo, deixei aqui algumas reflexões sobre porque anunciar no Facebook. Agora eu gostaria de ouvir de você o porque quer anunciar ou porque já anuncia no Facebook, ou ainda porque não anuncia na rede. Deixe abaixo seus comentários!

Um grande abraço!

 

 

 

Deixe seu Comentário ou Dúvida

Sobre Filipe Navas

Formado em Tecnologia em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de
São Paulo, Filipe Navas é um amante de tecnologia e de viagens. Trabalha com Informática e Internet desde 2009 quando fez seu primeiro curso na área. Morou em Vancouver, Canadá, por 1 ano e meio, e já esteve em mais de 6 países. Sonha em conhecer o mundo e a ajudar mais pessoas a terem
sucesso nos seu negócios com as mídias digitais através de sua paixão por
tecnologia e empreendedorismo.