19 de março de 2017 / by Filipe Rodrigues">Filipe Rodrigues / Facebook Marketing / No Comments

Públicos Personalizados no Facebook

Remarketing para visitantes do site e da página no Facebook

Se você ouve tanto falar de Remarketing (ou às vezes Retargeting) no Facebook e quer saber mais, você está no lugar certo. Hoje vamos ver como criar Públicos Personalizados no Facebook. Você pode criar Públicos Personalizados de visitantes do site (remarketing clássico) ou também de pessoas que viram seus vídeos ou engajaram com a sua página.

Imagine que você crie e divulgue um vídeo que tem muitas visualizações e cliques, e depois quer mostrar um anúncio para essas mesmas pessoas? Hoje isso é possível através do Público Personalizado de Envolvimento no Facebook -> Página.

Ou se você tem um website e quer atrair visitantes que não voltaram nos últimos 7 dias? Também é possível.

Antes de irmos a fundo em como criar esses públicos, vale lembrar que para criar públicos personalizados do site é preciso ter o Pixel do Facebook instalado no seu website. Se você ainda não tem o Pixel instalado, clique aqui para ver como fazer isso 😉

Então vamos nessa. No Facebook, como sabemos, há 3 tipos de públicos:

Dentro de Públicos Personalizados temos também algumas opções:

  • Arquivo de Clientes
  • Tráfego do site
  • Atividade em aplicativos
  • Envolvimento no Facebook
Públicos Personalizados no Facebook

Públicos Personalizados no Facebook

E dentro de cada um temos algumas opções também. Hoje vamos ver de modo mais geral as opções disponíveis, e nos próximos posts vamos discutir cada um mais a fundo. Lembre-se, é importante se familiarizar com os recursos para anunciantes.

Para criar seus públicos é preciso acessar o menu principal do Gerenciador de Negócios, e selecionar Públicos dentro das opções de Ativos.

Menu Públicos no Facebook Ads

Menu Públicos no Facebook Ads

 

Após clicar em Públicos selecione a opção Criar público e selecione Público Personalizado.

Criar Público Personalizado

Criar Público Personalizado

 

Agora você terá a opção de escolher dentre as diferentes opções de públicos personalizados disponíveis. Vamos discutir uma a uma.

Arquivo de Clientes

Aqui você pode fazer o upload de uma lista de clientes (ou usuários, leads). Dessa forma, o Facebook irá tentar encontrar essas pessoas fazendo uma comparação com os dados fornecidos (nome, email, telefone, etc).

Público Personalizado - Arquivo de Cliente

Público Personalizado – Arquivo de Cliente

Esta é uma opção muito poderosa, pois você pode criar um público dos seus melhores clientes (por exemplo, da sua loja física), e depois fazer remarketing para eles no Facebook, ou até mesmo criar um Público Semelhante baseado neles.

 

Tráfego do site

Esta é uma funcionalidade muito poderosa. Como disse, você precisar ter o Pixel do Facebook devidamente configurado no seu website para utilizar este recurso.

Público Personalizado do site

Público Personalizado do site

Você pode aqui criar públicos de pessoas que visitaram todos os seus sites (que tenham o seu Pixel) até nos últimos 180 dias. Você pode também criar públicos de pessoas que visitaram página específicas, como a página pós-compra, ou de obrigado após se registrar para sua newsletter, por exemplo.

Por fim, você pode criar públicos de pessoas que visitaram nos últimos 180 dias mas não voltaram nos últimos X dias (na última semana, por exemplo). Isso é muito poderoso. Você pode criar um anúncio muito específico para essas pessoas perguntando se elas tiveram algum problema e precisam de ajuda, se elas, por exemplo, visitaram sua página de vendas.

Para fazer isso, basta alterar a opção “Tráfego do site”.

 

Atividade em aplicativos

Esta opção permite que você crie públicos de pessoas que realizaram alguma ação em algum aplicativo ou jogo que você tenha registrado no Facebook Developers. Este tipo é voltado para desenvolvedores que tenham tais aplicativos ou jogos no Facebook. Você pode segmentar por ações adotadas, ações não adotadas ou combinação personalizada. Eu tenho um aplicativo para utilizar o plugin de comentários do Facebook no meu site.

Público Personalizado de aplicativo

Público Personalizado de aplicativo

 

Envolvimento no Facebook

Este tipo de público é também muito poderoso. Você pode aqui criar públicos de pessoas que interagiram com seus vídeos, anúncios de cadastros (leads ads), canvas (formato de anúncio), ou a sua Página. Isso possibilita agora que anunciantes não precisem somente confiar em ter seu website com tráfego, mas também fomentem o engajamento dentro do Facebook. Mas lembre-se, é sempre importante ter uma segunda fonte de contato com seus usuários, como seu site e lista de email.

Público Personalizado de envolvimento no Facebook

Público Personalizado de envolvimento no Facebook

 

Vamos ver os diferentes tipos de públicos de envolvimento disponíveis:

  • Vídeo
    • Como vídeo é uma boa forma de engajamento no Facebook, as pessoas gostam de vídeos, é importante publicar vídeos e até criar anúncios deles. Aqui você pode criar públicos de pessoas que assistiram de 3 a 10 segundos, ou de 25% a 95% dos seus vídeos em determinado período de tempo. Você pode selecionar vídeos da sua página e de campanhas para incluir no público personalizado.
  • Anúncio de Cadastro
    • Anúncios de Cadastro são os anúncios nativos do Facebook para capturar leads. Você pode criar públicos de pessoas que abriram o formulário, pessoas que abriram mas não enviaram ou pessoas que abriram e enviaram. Aqui você pode novamente fazer remarketing para quem não enviou ou criar uma campanha de follow-up para quem enviou o formulário.
  • Canvas
    • Canvas é um formato de anúncio na qual você pode incluir vídeos, imagens e links para contar uma história. Aqui você pode criar públicos de pessoas que abriram determinados Canvas ou de pessoas que clicaram em links.
  • Página
    • Este é um dos mais poderosos. Aqui você pode criar públicos de pessoas que se envolveram com a sua página em determinado período (máximo de 365 dias). Você pode criar públicos de todos que se envolveram, ou quem realizou ações específicas, como enviar uma mensagem ou clicaram no botão de chamada de ação na página. Tenha sempre este público criado (todos que se envolveram nos últimos 365 dias).

 

Ufa, quantos públicos! Isso é muito importante e são recursos extremamente úteis para você. Agora que você tem seus públicos criados, você pode criar anúncios para eles. Remarketing nada mais é do que criar anúncios para pessoas que já viram seus anúncios ou conteúdos anteriormente (quem visitou seu site, quem curtiu sua página, quem viu seus vídeos, etc). Como eu disse várias vezes nesse post, super poderoso!

Agora é a sua vez. Me diga nos comentários como você está usando os Públicos Personalizados e qualquer dúvida, é só falar!

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