13 de março de 2017 / by Filipe Rodrigues">Filipe Rodrigues / Facebook Marketing / No Comments

Públicos Semelhantes: Alcance mais baseado nos melhores

Descubra como criar  públicos baseados nos seus melhores clientes

Segmentação é um dos componentes mais importantes para o seu sucesso no Facebook. Na verdade eu acho que é o mais importante. Não adianta nada ter o melhor produto e a melhor oferta e mostrar para a pessoas errada. Sendo assim, os públicos semelhantes são uma grande chance de você melhorar seu alcance.

O que é um público semelhante? Um Público Semelhante é um público criado a partir de pessoas que já tem interesse no seu negócio/marca. Você pode criar uma lista de clientes ou de leads, ou até mesmo utilizar públicos personalizados do site, e então criar um público semelhante baseado nessas pessoas. Digamos que, por exemplo, você tem o email de todos os seus clientes, e que agora você quer alcançar mais pessoas parecidas com eles, afinal se eles compraram pessoas parecidas com eles tem mais chances de se tornarem clientes de você também, não é? Assim, você pode criar um Público Personalizado de Arquivo de Clientes no Facebook e depois criar um Público Semelhante onde a origem será aquele público da lista de emails.

Dessa forma, você vai conseguir direcionar seus anúncios para pessoas que tem o mesmo perfil do seus melhores clientes. O Facebook identifica os dados demográficos, interesses e outros fatores para criar um perfil do público de origem e depois cria seu público semelhante baseado nisso.

Vamos lá! Alguns pontos para prestar atenção:

  • O público de origem deve conter pelo menos 100 pessoas de um único país
  • Você pode criar públicos semelhantes para outros países sem mesmo ter um público personalizado daquele país. Por exemplo, você pode ter uma lista de 1.000 clientes brasileiros e criar um público semelhante de pessoas nos EUA ou Portugal

Como criar seu público semelhante?

Eu assumo que você tenha já algum Público Personalizado do Site (visitantes do seu site ou de alguma página específica), Público Personalizado de Arquivo de Clientes (lista de emails), ou algum Público Personalizado de Envolvimento no Facebook.

Vamos lá!

  • Etapa 1 – Acesse o menu Públicos no Gerenciador de Anúncios ou Gerenciador de Negócios
Menu Públicos no Facebook Ads

Menu Públicos no Facebook Ads

 

  • Etapa 2 – Clique em “Criar público” -> “Público semelhante”
Criar Públicos Semelhantes

Criar Público Semelhante

 

  • Etapa 3 – Selecione o público de origem (aqui você pode escolher Públicos Personalizados e Páginas)
Públicos Semelhantes - Origem

Público Semelhante – Origem

 

  • Etapa 4 – Escolha a localização que será o público semelhante (essa é a localização que SERÁ criado o público semelhante)
    • Aqui agora você pode escolher um ou mais países OU uma área comercial, como o Mercosul. Fique atento em selecionar somente o país que você deseja criar o público (ou mais se desejar)
Públicos Semelhantes - Localização

Público Semelhante – Localização

 

  • Etapa 5 –  Veja o tamanho do público que será criado
    • Note que o Facebook pode criar públicos de até 10% do tamanho total do país ou região escolhida. Na próxima etapa você verá como criar mais de um público. Se você está começando, crie apenas o primeiro 1%.
Públicos Semelhantes - Tamanho do Público

Público Semelhante – Tamanho do Público

 

  • Etapa 6 – Criando vários públicos
    • Se você quiser você pode criar vários públicos semelhantes de uma vez. Basta escolher o Número de Públicos. Por padrão, o Facebook limita a escolha a 6, então se você quiser criar mais você deve voltar ao passo 1 e  criar os públicos semelhantes de onde parou (por exemplo, do 7% em diante).
    • Lembrando que, você pode criar públicos de 1% em 1 porcento ou mais. Cada porcentagem representa uma fatia da população da região ou país que você escolheu, não ultrapassando o limite de 10%.
Públicos Semelhantes - Vários Públicos

Público Semelhante – Vários Públicos

 

Os Públicos Semelhantes oferecem uma grande oportunidade para você segmentar suas campanhas (principalmente de topo de funil) para as pessoas que podem ter maior tendência a se interessarem pelo seu produto. Muitas vezes eles performam melhor do que Públicos baseados em interesses, por isso deve ser uma opção a ser usada por você.

Faça os testes e me diga: Públicos Personalizados tem funcionado para você?

Um grande abraço!

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