Minha estratégia mais simples que dá mais certo

Tempo de leitura: 6 minutos

Opa tudo bem?

Hoje quero compartilhar a minha campanha mais simples e de maior sucesso no Facebook 🙂

Simples porque ela não necessita de grandes softwares de envios de emails ou mensagem e de sucesso porque eu realmente tive resultados com ela, já adianto aqui para você que mesmo sendo simples eu ainda resistia a usar ela. E usei outros modelos mais complexos que só me ocupavam com dados e informações desnecessárias.

Então vamos lá, esse post será mais longo e detalhado. Para ser aplicável aí no seu negócio.

Anúncio
Na primeira parte temos o anúncio, eu fiz um anúncio simples que está aqui abaixo, usei o nosso famoso como fazer “x” em “y” tempo sem “k” dor, como base para o texto, eu particularmente não gosto de usar textos que exageram demais na promessa.

Landing Page
Bom, este anúncio levava a lead para uma landing page com informações do ebook e o formulário do cadastro do email. Uma dica aqui, a sua landing tem que ser o mais simples possível, ela pode conter informações suas e de seu ebook, mas sempre na segunda parte da página.

Página de “Obrigado”
No tradicional depois que o lead se cadastra ele vai para a página de obrigado e recebe a recompensa. Uma coisa importante que descobri é que na página de obrigado você não deve entregar a recompensa, isso mesmo não insira o ebook nela, porque suas taxas de confirmação dupla despencam.

Se você usa confirmação dupla, dê a recompensa no email. Você tem dois motivos para fazer isso, um deles é confirmar a inscrição e outro é que assim você “acostuma a lead a abrir seus emails e clicar”.

Agora vem a parte importante, eu fiz um tripwire que é vender algo de baixo valor na página de obrigado. Eu coloquei um vídeo de oferta bem rápido oferecendo um produto de entrada, um minicurso de escrita de anúncios, e BOOMM está no print o resultado, 74 leads cadastradas x 97 views do site o que é uma taxa ótima, foram 4 vendas e 18 finalizações de compra e 36 leads confirmadas duplamente, gasto R$ 147,00, isso sem ainda ofertar o produto principal.

Para você que está aí na luta para equilibrar gastos X lucro eu recomendo fortemente inserir seu produto principal no página de obrigado. Não perca tempo, sua página de obrigado está com seu lead cadastrado e além disso ele já realizou uma ação, isso mostra o interesse dele em sua solução.

Conteúdos x3
Lead cadastrado é hora de mostrar do você é capaz. Eu também demorei um tempinho para aprender que conteúdo vende, sim conteúdo resolve uma dor do lead e leva ele a considerar a solução que você oferece, você educa o lead a ver seu produto como a solução, lembrando sempre de ser verdadeiro e coerente com sua oferta. Você tem 3 tipos de conteúdos: o puro conteúdo, o conteúdo com convite para produto e o conteúdo de convite.

Vou dar um exemplo, estou com uma ação de venda de apartamentos de alto padrão, o lead entra na lista e recebe 4 vídeos.

  1. Mostra como o bairro que o empreendimento está localizado é bom 🙂
  2. Mostra as incríveis e modernas técnicas de paisagismo funcional – Adivinhe de onde?
  3. Mostra o sistema de segurança de alta tecnologia dos prédios de alto padrão
  4. Fala sobre projeto luminotécnico de apartamentos de alto padrão

Todos estes conteúdos ensinam algo, e valorizam o produto que vou oferecer em breve 🙂 E essa campanha estamos utilizando o bot do messenger para gerenciar os conteúdos, está sendo um sucesso porque o preço por lead caiu de R$ 50,00 reais por lead para  de R$0,38 centavos.

Oferta
Finalizando a parte dos conteúdos entra a oferta, no exemplo acima ela será potencializada com um testemunho de uma pessoa que comprou o apartamento recentemente.

A oferta é um item delicado, quem vende online sabe que nem sempre ela sai como você gostaria. Uma oferta precisa de alguns elementos essenciais, como depoimentos, oportunidade, gatilhos mentais, história são muitos os itens de uma oferta. Eu recomendo você ler o livro de Robert B. Cialdini – Armas da Persuasão, nele ele explica como funciona cada gatilho, e assim pode elaborar melhor sua oferta.

Pesquisa
Após a oferta não há muito mais o que fazer, agora é hora de saber o que faltou em seu processo de venda, então elabore uma pesquisa rápida e simples e envie a seus contatos que não compraram seu produto, pode ser algo bem simples como: o que faltou para você adquirir meu produto? Com essas informações você vai melhorar o próximo ciclo de vendas.

Newsletter

A newsletter serve para você atualizar seu leads sobre conteúdos e trabalhos que esteja desenvolvendo, lançou uma nova versão do ebook, atualizou seu curso etc.

Melhorar

Avalie os pontos fortes e fracos da sua campanha e melhore, saiba o que funciona melhor e assim evolua seu processo.

Dicas importantes

Você pode testar idéias de produtos em postagens, isso mesmo, você pode fazer conteúdos que resolvam alguma dor específica que você pegou na sua pesquisa e resolver ela com um post, caso aquilo se espalhe e tenha grande engajamento você pode desenvolver um produto sobre isso. 🙂

Nunca invista em anúncios que não estão gerando renda, se o anúncio não está com retorno pare e avalie o que está errado, pode ser a landing, oferta, público.

Se você está esperando juntar leads para fazer a oferta em um webinário não faça a geração de leads muito longa, esse foi um duro ensinamento que tive, se você tem um contato novo e demora 15 dias para fazer uma oferta a ele você tem altas chances de não converter. É claro que seu conteúdo mantém a lead “aquecida” mas ela pode ter perdido o impeto em resolver o problema que a fez chegar até você.

Trate sua lead como um amigo, faça para ela o que você faria para um amigo dê ajuda, soluções e resultados, isso é muito importante.

Outra coisa, se você tem um caso de uso legal e pode fazer aquela chamada, “descubra como fazer 1 milhão em 7 dias”, e o Facebook bloquear sua campanha mude para como EU fiz 1 milhão, assim será aceito seu Ads. Claro que tem que ser verdade.

Se você já gastou em anúncios e não conseguiu algum sucesso não desanime, faz parte do processo evolutivo, aconteceu comigo e acontece com quase todo mundo que começa, para te animar vou te contar uma conversa que eu tive essa semana com um empreendedor, ele investe em anúncios R$ 200,00 reais em posts para cursos e retorna 20k , isso mesmo 20k. Por isso não desanime, há um oceano de oportunidades.

Resultado da Campanha

Espero seu feedback para saber o que achou, curta minha página no Facebook e saiba das novidades em Ads e Marketing digital. Agora é hora de começar ou recomeçar.

Grande abraço.

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Sobre Filipe Navas

Formado em Tecnologia em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de
São Paulo, Filipe Navas é um amante de tecnologia e de viagens. Trabalha com Informática e Internet desde 2009 quando fez seu primeiro curso na área. Morou em Vancouver, Canadá, por 1 ano e meio, e já esteve em mais de 6 países. Sonha em conhecer o mundo e a ajudar mais pessoas a terem
sucesso nos seu negócios com as mídias digitais através de sua paixão por
tecnologia e empreendedorismo.